2ª Sessão diplomática da ONU

Na última quarta-feira, dia 12 de junho, o Projeto “Simulações Globais: Desenvolvendo Cidadãos para o Mundo no Novo Ensino Médio", desenvolvido pelos professores Jerusa Oliz, Lusiana Prates, Maria Eugênia Porcellis e Rodrigo Seixas, teve sua segunda simulação realizada, desta vez, com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, dos Itinerários das áreas de Linguagens e Humanas.

Este projeto busca capacitar os estudantes do Ensino Médio - mais especificamente, os alunos dos Itinerários de Práticas de Linguagem I e II, Sociedade e Desenvolvimento e Cidadania e Liderança - para compreenderem o contexto global em que estão inseridos, bem como o papel específico que o Brasil desempenha nesse cenário. Ao promover o estudo e o debate em áreas como Direito, Relações Internacionais e Geopolítica, os alunos são expostos a temas importantes que influenciam não apenas o Brasil, mas todo o mundo.

Ao fornecer conhecimentos sobre questões de relevância mundial, o projeto capacita os estudantes a se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados, capazes de compreender e analisar eventos e desenvolvimentos globais. Isso é essencial não apenas para sua educação, como também para sua participação ativa na sociedade e na tomada de decisões futuras.

????? Além disso, ao incentivar o debate e a troca de ideias, o projeto promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, análise e comunicação. Essas habilidades são valiosas não somente para o sucesso acadêmico dos alunos, como também para sua vida pessoal e profissional.

Para isso, os estudantes passaram por várias etapas de desenvolvimento, desde a pesquisa sobre sua delegação (países), a coleta de dados, debates, organização de roteiros até chegarem no dia da simulação.

Confira os registros!